Serviços - Atividades Complementares



ADAPTAÇÃO EM MEIO AQUÁTICO

O domínio do meio aquático, como meio facilitador do movimento pela atenuação da gravidade, dá uma extrema sensação de liberdade, reconstruindo a auto-estima e a auto-segurança, podendo este ser a primeira forma de crianças com necessidades específicas acederem à independência.

O meio aquático, pelo seu carácter lúdico e terapêutico, proporciona uma enorme variabilidade de experiências motoras e sensoriais, permitindo aumentar e melhorar o potencial funcional da criança e a sua qualidade de vida.

São utilizados vários métodos entre os quais o conceito de Halliwick e Watsu, conjugados sempre com actividades lúdicas e que façam sentido para a criança.

Objectivos gerais:
  • Normalização do tónus;
  • Fortalecimento e tonificação muscular;
  • Melhoria da circulação sanguínea;
  • Melhoria da função respiratória;
  • Melhoria do equilíbrio, coordenação e postura;
  • Fomentar a confiança e a concentração.
  • Relaxamento


SNOEZELEN

Snoezelen, surgiu na Holanda nos anos 80. Resulta da junção de duas palavras holandesas: snuffelen (explorar / descobrir) e doezelen (dormitar /relaxar).

O Snoezelen tem como objectivo oferecer aos utentes um conjunto de estímulos capazes de os fazer experimentar os seus sentidos, através da luz, sons, cheiros, sabores e tacto (estimulação visual, auditiva, olfacto/gustativa e táctil)

A sala Snoezelen é equipada com material adequado para oferecer diferentes formas de estimulação sensorial, como por exemplo: colchão de água, coluna de água, fibras ópticas, projector de imagens, bola de espelhos, piscina de bolas, túneis, discos rotativos, espelhos, etc.

Pretende-se com a sala Snoezelen oferecer um ambiente confortável e seguro, através de efeitos visuais e musicais, sensações tácteis e olfactivas, no qual o utente pode explorar, integrar e controlar os estímulos que o envolvem, ao seu próprio ritmo.

O Snoezelen revelou-se como uma prática de valor terapêutico.