Serviços - Psicologia


Se dois homens vão pela estrada, cada um com um pão, e ao encontrarem-se trocam os pães, cada homem vai embora com um pão. Porém, se dois homens vão pela estrada, cada um com uma ideia, e ao encontrarem-se trocam as ideias, cada homem vai embora com duas ideias.

A intervenção do Psicólogo tem como principal função reconhecer a fase em que cada indivíduo se encontra assim como a sua família.

São realizadas entrevistas, observações psicológicas e avaliações através de provas específicas que permitam elaborar um programa de intervenção individual ou grupal. Neste programa de intervenção é sempre fundamental o acompanhamento dos pais, pois são eles os agentes mais directos na reabilitação.
O apoio psicológico pode ser de nível afectivo-emocional, comportamental ou de dificuldades de aprendizagem.

Este departamento tem ao seu dispor Grupo de Pais e Grupo de Jovens, este último destinado aos irmãos dos nossos utentes, onde podem partilhar as suas experiências, experienciar uma atmosfera de apoio e obter informação.

Também se destina ao apoio da integração escolar e sócio-profissional do utente e colaboração com a equipa multidisciplinar e outros técnicos implicados no processo de reabilitação.